sábado, 3 de maio de 2014

Cantinho da Saudade Por Thiago Alves – thiagoalvesobral@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - 03.05.2014

MONSENHOR ALOÍSIO PINTO

Não seria nenhum favor se alguma autoridade local da política, da educação ou do clero envidasse esforços para criar, através de lei, um período (semana, tríduo, etc.) para homenagear anualmente Mons. Aloísio Pinto. Dessa forma, faria com que as gerações futuras se interessassem em conhecer melhor a vida e o trabalho deste grande sobralense.

A comemoração ocorreria no início de maio, uma vez que o sacerdote educador nasceu no dia 05 e faleceu no dia 9 do mesmo mês. Merecimento para isso ele tem de sobra. Se até agora ninguém se lembrou, vai daqui minha dica.

Ainda bem que, com a construção de uma grande avenida que recebeu o nome de Mons. Aloísio Pinto, a administração municipal de Sobral resgatou o nome de um dos célebres religiosos da região, cuja vida foi inteiramente dedicada à fé e à educação. Se não fosse isso, possivelmente ele estaria fadado a mergulhar no esquecimento com muitos outros vultos importantes da cidade.

Filho de Francisca Alice Rodrigues e Antônio Rodrigues Pinto, José Aloísio Pinto nasceu em Sobral a 5 de maio de 1906. Depois dos primeiros estudos em sua terra natal matriculou-se no Seminário de Fortaleza a 13 de março de 1921, iniciando em 1925 os estudos teológicos. Recebeu o presbiterato em Sobral no dia 1º de dezembro de 1929.

Iniciou seu sacerdócio como professor do Seminário Menor de Sobral e Secretário do Bispado. De 1º de novembro de 1930 a 27 de maio de 1931, Mons. Aloísio esteve encarregado da paróquia de Meruoca, depois que seu antecessor, Pe. Manoel Henrique, teve de deixar o cargo por ter sido nomeado Vigário de Camocim.

Após o assassinato do Pe. José Arteiro Soares a 19 de julho de 1931, em Acaraú (CE), Mons. Aloísio assumiu interinamente a paróquia daquele município. Lá permaneceu até a posse do também sobralense Pe. Sabino de Lima Feijão, ocorrida a 19 de junho de 1932.

Com a inauguração do Ginásio Sobralense em 1º de fevereiro de 1934, Mons. Aloísio assumiu a direção deste estabelecimento de ensino, onde se destacou como educador com muitos méritos e desenvoltura. Foram quase 33 anos de ininterrupta atividade, deixando a direção em 17 de dezembro de 1966.

Em 1948, com muito trabalho e muita dedicação fundou a Escola Profissional São José, que funcionou inicialmente anexa ao Colégio Sobralense, na Praça Quirino Rodrigues (Praça do Abrigo). Posteriormente a Escola foi transferida para vasto e moderno prédio construído por este sacerdote no bairro Sinhá Sabóia. Foi inaugurada em 19 de março de 1967 e recebeu o nome de Escola Profissional São José.

Dada a diversidade de opção de profissionalização que a Escola oferecia, no decorrer de muitos anos aquele estabelecimento deu a Sobral e à região inúmeros profissionais, graças ao acompanhamento do Mons. Aloísio Pinto e da sua equipe. Depois de passar por sérias dificuldades, a Escola foi cedida à Fundação do Bem Estar do Menor. Atualmente, pertencente ao governo do Estado, a obra do ilustre sacerdote continua a prestar serviços à juventude carente de toda a região.

Além do trabalho na evangelização e na fundação e administração da Escola Profissional, Mons. Aloísio também deixou a marca do seu empreendedorismo em outras importantes obras em Sobral: Participou da implantação do serviço de abastecimento de água na cidade e da fundação da Rádio Educadora, ao lado de Mons. Sabino Guimarães Loiola; construiu a Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Sinhá Sabóia; a Capela de São José, na COHAB 2 e ainda colaborou na edificação da Escola Mons. José Gerardo Ferreira Gomes. Esses são apenas alguns dos principais legados que deixou para sua terra.

Mons. Aloísio Pinto dedicou quase sua vida inteira à Escola Profissional São José, chegando até a nela residir. Assim, direcionou a ela toda a sua vitalidade e até recursos próprios, a fim de que os estudantes pobres tivessem uma oportunidade de adquirir conhecimentos e uma profissionalização.

O grande educador sobralense faleceu no dia 9 de maio de 1991, quatro dias após completar 85 anos. Acha-se sepultado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Sinhá Sabóia.  E é imensa a lista de testemunhos de pais e alunos que foram beneficiados pela obra do incansável e inesquecível Mons. José Aloísio Pinto. Mas ele merece muito mais!

2 comentários:

  1. Linda a história do inesquecível Mans. JOSÉ ALOÍSIO PINTO. Ele merece todo amor, carinho e afeto dos de todos os sobralenses,.a esse HOMEM que semeou a fé, educação e a caridade.

    ResponderExcluir
  2. O que eu tenho na minha vida , hoje eu devo ao Mons. alçisio Pinto pois na decada de 60 fui semi-interno na escola profissional no bairro sinhá soboia.

    ResponderExcluir