sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Fatos históricos de 04 de outubro

04 de outubro é o 277º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 88 para acabar 2014.

Dia Mundial dos Animais e da Natureza - Comemoração que teria sido criada em 1929 no "Congresso de Proteção Animal" realizado na cidade austríaca de Viena ou em 1931, durante um encontro de ecologistas realizado na cidade italiana de Florença. Inicialmente, em louvor a São Francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais, mas atualmente é celebrada por adeptos, ou não, de várias crenças em todo o mundo.

- Dia Interamericano da Água - Comemoração móvel instituída em 1992 a partir da cidade cubana de Havana, durante o ""23º Congresso Interamericano de engenharia sanitária e ambiental" da AIDIS [Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental ou "Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental"], com o fim de promover o bom uso e a proteção da água em todos os países do continente americano: 1º sábado de outubro.

- Dia Mundial dos Ostomizados - Comemoração móvel daqueles que foram obrigados a se submeter a uma ostomia e tiveram de se deixar implantar uma bolsa coletora para a eliminação de dejetos corporais: 1º sábado de outubro, a cada 3 anos.

- Dia Universal da Anistia - Comemorado em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como o Santo que sabia perdoar.

- Dia Nacional do Paisagista - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.628, de 11.05.2012, no "Dia da Natureza", em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como um dos dignos amantes e protetores da natureza.

- Dia Mundial do Lobinho - Comemorado por um dos níveis do escotismo, em louvor a São Francisco de Assis, que é tido na conta de padroeiro dos Lobinhos, abrangendo o ramo inicial do movimento escotista e normalmente envolvendo crianças de 7 a 11 anos de idade.

- Dia da Cultura Racional - Comemorado no Brasil, para marcar a data do nascimento da Cultura Racional, que teria surgido em 4 de outubro de 1935, após o aparecimento da mensagem "Quem és tu que a ilusão é tanta que és incapaz de definir o teu eu". Ela foi recebida na Tenda Espírita Francisco de Assis da cidade do Rio de Janeiro (RJ), pelo Aparelho do Racional Superior, Manoel Jacintho Coelho, autor dos livros do "Universo em Desencanto".

- Dia Nacional de Adotar um Animal - Comemoração de brasileiros desde 2000, que está relacionada com o "Dia de São Francisco de Assis", idealizada pela jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista brasileira (então presidente da Fundação Animal Livre), Vininha F. Carvalho, enquanto ativista defensora dos animais.

- Dia Estadual de Mobilização pela Convivência com o Semi-Árido - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.163, de 09.01.2008.

- Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde - Comemorado por brasileiros, conforme Lei nº 11.585, de 28.11.2007, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 3.189, de 04.10.1999. Ele fixou as diretrizes para o exercício da atividade de Agentes Comunitários no Brasil.

EVANGELHO (Lc 10,17-24)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: São Francisco de Assis

EFEMÉRIDES
        Assis Chateaubriand (1892- 1968)
1489 - Morreu Wessel Gansfort (Johann Wessel Gansfort),em Gröningen, Holanda, onde também nasceu possívelmente em 1419. Foi um teólogo e humanista considerado por muitos como um precursor da chamada Reforma Protestante.
1501 - A expedição comandada pelo navegador Américo Vespúcio chegou à foz de um enorme rio. Os exploradores o batizaram de Rio São Francisco, já que era dia do santo.
1669 - Morreu Rembrandt Harmenszoon van Rijn, em Amsterdan, Holanda. Foi pintor e gravador. É considerado um dos maiores de sua arte em toda a história. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa - particularmente a pintura - atingiram seu ápice. Nasceu em Leiden, Holanda, em 15.07.1606.
1717 - Eclodiu um violento incêndio em Lisboa.

1824 - O congresso do México promulga a constituição federal, que divide o país em 19 Estados e 4 territórios.
1836 - Na batalha da ilha do Fanfa, as forças legalistas derrotam as tropas do líder rebelde da guerra dos Farrapos, Bento Gonçalves da Silva, e o prendem.
1841 - Nasceu Prudente José de Morais e Barros, em Itu (SP). Foi um político brasileiro, tendo sido primeiro governador de São Paulo (1889-1890), senador, presidente da Assembléia Nacional Constituinte de 1891, terceiro presidente do Brasil e primeiro político civil a assumir este cargo. Morreu em Piracicaba (SP), em 13.12.1902.
1859 - Nasceu Clóvis Beviláqua, em Viçosa do Ceará (CE). Foi um jurista, legislador, filósofo, autor do projeto do Código Civil brasileiro em 1901, quando era Ministro da Justiça o jurista e futuro Presidente da República Epitácio Pessoa. O Código só foi promulgado mais tarde, em 1916, e vigorou até o advento da Lei n.10.406, de 10 de janeiro de 2002 que entrou em vigor em todo o território nacional em 11 de janeiro de 2003. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 26.07.1944.

1879 - Morreu Manuel Luís Osório, no Rio de Janeiro (RJ). Primeiro e único barão, visconde e marquês do Erval, foi um militar, político e monarquista, herói da Guerra da Tríplice Aliança. É o patrono da Arma de Cavalaria do Exército brasileiro. Nasceu em Conceição do Arroio (RS), em 10.05.1808.
1892 - Nasceu Assis Chateaubriand ou Chatô (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo), em Umbuzeiro (PB). Foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1950, se destacando como jornalista, empresário, mecenas e político. Foi também advogado, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono dos Diários Associados, conglomerado que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica. Também é conhecido como o co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Foi Senador da República entre 1952 e 1957.
Figura polêmica e controversa, odiado e temido, Chateaubriand já foi chamado de Cidadão Kane brasileiro, e acusado de falta de ética por supostamente chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e por insultar empresários com mentiras, como o industrial Francisco Matarazzo Jr. Seu império teria sido construído com base em interesses e compromissos políticos, incluindo uma proximidade tumultuada porém rendosa com o Presidente Getúlio Vargas. Assis Chateaubriand morreu em São Paulo (SP), em 04.04.1968.
1897 - Sepultamento de Santa Teresinha.
1908 - Fundação do Sport Club São Paulo
1910 - O rei Manuel II, de Portugal, fugiu para a Inglaterra por causa da Revolução de Lisboa. Portugal tornou-se uma república.
1912 - Nasceu Aniceto Adolfo (Manuel Seco Gutierrez), em Celada Marlantes, Cantábria, Espanha. O mais novos dos Santos Mártires de Turón - martirizados em 9 de Outubro de 1934, Ficando órfão de mãe, ingressou, juntamente com mais dois irmãos, no Instituto de São João Batista de La Salle. Entrou no Noviciado em 1928 e proferiu seus votos em 1930. Depois de permanecer um ano no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes, em Valladolid, foi enviado a Turón em agosto de 1933.
1916 - Nasceu o compositor Silas de Oliveira (Silas Oliveira de Assumpção), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 20/5/1972. 
1918 - Nasceu Severino Januário, em Exu (PE). Foi sanfoneiro e compositor, irmão de Luiz Gonzaga. Morreu em Crato (CE), em 02/07/1988.
1923 - Nasceu Charlton Heston (John Charles Carter), em Evanston, EUA. Foi um ator norte-americano notabilizado no cinema por papéis heróicos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de Os Dez Mandamentos, Judah Ben-Hur de Ben-Hur, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo e Robert Neville em A Última Esperança da Terra. Morreu em Beverly Hills, EUA, em 05.04.2008. Sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos da Doença de Alzheimer.
1923 - Padre Cícero Romão Batista redige seu testamento.
1929 - Criação da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas do Ceará.
1930 - Nordeste adere à revolução da Aliança Liberal deflagrada no Rio Grande do Sul (03.10.1930).
1940 - Segunda Guerra Mundial. Hitler e Mussolini se encontram no Passo de Brenner.
1942 - Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 4.791, institui o Cruzeiro como unidade monetária brasileira.
1945 - O general McArthur, comandante das forças norte-americanas no Japão, proclama a lei de liberdades civis no país.
1947 - Morreu Max Planck (Max Karl Ernst Ludwig Planck, em Göttingen, Alemanha. Foi um físico considerado o pai da Física Quântica e um dos físicos mais importantes do século XX. Nasceu em KielSchleswig-Holstein, Alemanha, em 23.04.1858. 
1957 - A União Soviética lançou o primeiro satélite artificial, o Sputink 1, dando início à corrida espacial.
1959 - Dois anos após o lançamento da Sputinick I, foi lançado o satélite russo Sputnik III.
1960 - Nasceu Antonio Palocci Filho, em Ribeirão Preto (SP). É médico e político, membro do PT, nacionalmente famoso por ter ocupado o cargo de ministro da Fazenda no governo Lula até o dia 27 de março de 2006, quando foi substituído pelo então presidente do BNDES, Guido Mantega.
1960 - Nasceu a cantora e compositora Verônica Sabino (Verônica Estill Sabino), no Rio de Janeiro (RJ).
1960 - Estados Unidos lança ao espaço o Courrier IB, primeiro satélite ativo de telecomunicações.
1962 - Nasceu Juan Francisco Secada Martinez, em Havana, Cuba. Mais conhecido como Jon Secada, é um cantor e compositor cubano radicado nos EUA.
1963 - João Goulart envia para o Congresso um pedido de decretação de estado de sítio por 30 dias.
1965 - Fidel Castro anuncia que o revolucionário Che Guevara renunciou à nacionalidade cubana para lutar contra o imperialismo.
1965 - Recebido com grande manifestação popular de apoio, volta ao Rio de Janeiro o ex-presidente Juscelino Kubitschek, após dezesseis meses de exílio.
1965 - Paulo VI foi o primeiro papa a visitar os Estados Unidos. Ele permaneceu no país por 14 horas e fez um discurso na ONU.
1966 - O Congresso aprova um novo código tributário nacional que estabelece em 80% a participação da União na arrecadação e em 10% a dos estados e municípios.
1970 - Morreu Janis Joplin (Janis Lyn Joplin), em Los Angeles. Foi a maior cantora branca de blues da história. Conhecida como a" Flor Azul do Texas", ela morreu de uma overdose de heroína e álcool, em Port Arthur, em 19.01.1943.
1970 - Emerson Fitipaldi alcançou sua primeira vitória na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
1971 - O robô soviético Lunakhod deixa de funcionar, depois de explorar a Lua por dez meses.
1985 - Morrem 34 presos no Peru em motim promovido pela organização guerrilheira Sendero Luminoso.
1988 - A Anistia Internacional expõe um informe no 40º aniversário da declaração universal dos Direitos Humanos, que confirma o lamentável panorama mundial sobre estes direitos.
1990 - Chega a Brasília um Jumbo da Iraqi Airways com 191 dos 273 brasileiros mantidos no Iraque como reféns desde a invasão do Kuwait.
1991 - O Brasil e outros países assinaram em Madri o Tratado Antártico, que proíbe a prospecção de petróleo e outros minerais no continente antártico durante cinquenta anos.
1992 - Assinado em Roma o Acordo Geral de Paz, entre o governo de Moçambique e a RENAMO, que pôs fim a 16 anos de guerra.
1992 - Um Boeing 747 da El Al explode sobre Amsterdam e cai sobre um conjunto residencial, matando setenta pessoas.
1994 - Um terremoto de 8,2 pontos na escala Richter atingiu o Japão, provocando ondas enormes, inundações e mortes no litoral.
1994 - Cientistas anunciaram a descoberta, na ilha do Cajual, no Maranhão, do maior número de fósseis de dinossauros já encontrados no Brasil.
1994 - Estados Unidos e China definem acordo em Washington de não proliferação de mísseis.
1994 - O governo da Ucrânia aceita um plano internacional para fechar a usina de Chernobyl, que em 1986 provocou o maior acidente nuclear da história.
1998 - Reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso
1999 - Morreu Damião Ximenes Lopes, em Sobral. “O Brasil foi processado e condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), pela morte de Damião Ximenes Lopes na Casa de Repouso Guararapes, em Sobral, Ceará, em 1999. Foi acusado de violar quatro artigos da Convenção Americana: os direitos à vida, à integridade física, às garantias judiciais e à proteção judicial. À época, a Subsecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República informou que o Estado brasileiro reconheceu que a violação dos direitos à vida e à integridade física "foi conseqüência da insuficiência de resultados positivos na implementação das políticas públicas de reforma da saúde mental que possibilitassem procedimentos de credenciamento e fiscalização mais eficazes de instituições privadas de saúde".
A defesa brasileira alegou, no entanto, que tal situação "não correspondia" ao atual grau de evolução e implementação das políticas públicas na área de saúde mental e direitos humanos dos pacientes em todo o território brasileiro. No caso particular de Sobral, foram apontados os avanços obtidos com o descredenciamento e fechamento da Casa de Repouso Guararapes e a implementação da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral (RAISM) e o respeito à memória de Damião, tendo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade recebido o seu nome”. (Fonte: Wikipedia)
2001 - Tupolev Tu-154 operando como Siberia Airlines (RA-85693) em rota de Tel Aviv para Novosibirsk caiu no Mar Negro depois de ser atingido por um míssil S-200 Angara. Todas as 78 pessoas a bordo morreram.
2001 - Registrado o primeiro caso de antraz nos Estados Unidos. A vítima é Robert Stevens, de 63 anos, editor de fotos do semanário The Sun. Ele morre no dia seguinte.
2001 - Pressionado por denúncias de corrupção, Jader Barbalho renunciou a seu mandato de senador para evitar a cassação.
2001 - Um avião russo com passageiros israelenses cai no Mar Negro derrubado por um míssil de procedência ucraniana.
2003 - O deputado federal José Carlos Martinez e outras três pessoas morreram em um acidente aéreo em Guaratuba (PR). O motor do avião em que viajavam falhou e a aeronave caiu. Martinez era presidente do PTB.
2004 - O astronauta Gordon Cooper, um dos pioneiros da exploração espacial, morreu aos 77 anos nos Estados Unidos. Era dele e de Charles Conrad o recorde de permanência no espaço, estabelecido em 1956 (190 horas e 56 minutos).
2005 - Inauguração da estátua de São Francisco das Chagas (30,25m), em Canindé (CE).
2006 - Governo brasileiro condena teste nuclear sul-coreano.
2006 - Prisão do ex-senador Luiz Estêvão.
2007 - Lançamento do programa “Mais Cultura”.
2007 - Supremo Tribunal Federal define que o mandado parlamentar é do partido.
2008 - Presidente Lula afirma que Sadia e Aracruz “especularam contra a moeda brasileira”.
2009 - Seleção Brasileira de vôlei feminino vence Argentina e conquista o Campeonato Sul-Americano.
2009 - Morreu Mercedes Sosa (Haydée Mercedes Sosa), em Buenos Aires, Argentina. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros). Ficou conhecida como a voz dos "sem voz". Nasceu em San Miguel de Tucumán, Argentina, em 09.07.1935
2010 - Morreu seu Nenê (Alberto Alves da Silva), em São Paulo (SP). Foi um sambista fundador e ex-presidente da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde de São Paulo. Nasceu em Santos Dumont (MG), em 24.07.1921.
2011 - Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos.
2011 - Presidenta Dilma Rousseff afirma que União Europeia pode contar com o Brasil para sair da crise.
2012 - Michael Schumacher anuncia sua aposentadoria da Fórmula 1.
2012 - Riccardo Lewandowski (STF) vota pela absolvição de José Dirceu do crime de corrupção ativa.
2012 - Governo federal apresenta as regras do novo regime automotivo, o Inovar Auto.

2013 - Anunciada descoberta de pintura inédita de Leonardo da Vinci em cofre de um baco suíço.
2013 - Papa Francisco pede o fim dos conflitos armados.

TÚNEL DO TEMPO
Mercedes Sosa canta
                                                                   "Graças a la vida"


SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com.br
http://www.nossosaopaulo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário