sexta-feira, 20 de outubro de 2017

DE OLHO NA LÍNGUA - Prof. Antônio da Costa (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 21.10.17)

Brasil x Argentina
O colega e leitor Neil Silveira quer saber o significado do “X” na expressão epigrafada. Caro Neil, em Matemática o “x” é sinal de multiplicação. Dizemos: 5 x 2 (cinco vezes dois). Em Português significa a preposição latina “versus” (vér), que corresponde a nossa preposição “contra”, sempre com o sentido de oposição, antagonismo: Brasil x (versus) Argentina.

“No sentido de”
Modismo da língua. Quando o significado for o de ”para”, use a preposição mais simples. Ex.: Fiz isso para ajudá-lo; Fiz isso com o fito de ajudá-lo.

Concordância verbal
Números abaixo de 2 fazem a concordância sempre no singular: O (zero) hora; 0,9 metro; 1,9 milhão; 1,7 bilhão. Prefira o verbo, porém, no plural, com milhão, bilhão, etc. Ex.: 1,9 milhão de pessoas estavam presentes; 1,7 bilhão de habitantes já abandonaram o país.

Faltar (mais Infinitivo)
O verbo faltar não varia quando ligado a um infinitivo: São trabalhos que ainda me falta fazer (e não: São trabalhos que ainda me “faltam” fazer); Falta mandar nove volumes (e não: “Faltam” mandar nove volumes ); Ali estavam os contratantes que faltava assinar (e não: Ali estavam os contratantes que “faltavam” assinar)

Óculos
Use a palavra no plural, da mesma forma que o artigo ou pronome: Perdi meus óculos (e não: Perdi meu óculos); Comprei uns óculos (e não: Comprei um óculos). Se você disser que comprou um óculos é mesmo que esteja dizendo: Comi um pasteis; Chupei um dropes, etc.

Octa/octo
É “octo” o prefixo que entra na formação de palavras, como octogenário (que as pessoas gostam muito de dizer “octagenário”); octocampeão (e não: octacampeão); octogésimo (e não octagésimo); octossílabo (e não: octassílabo).
Use o prefixo “octa” em termos mais comuns, como octaedro, octana, octanagem. E o ordinal correspondente a 800 é: octingentésimo.

Ver / Olhar
Prefira “olhar” como dirigir a vista para, dar atenção; e “ver” como ter a percepção de: Olhou atentamente o desenho; Viu o livro caído no chão.

Exultar de alegria?
Alice, leitora da Coluna, pergunta se “exultar de alegria” é pleonasmo. É, sim, sem dúvida nenhuma. Diga somente exultar, que todos nós entendemos.

Subsídio (SI) ou Subsídio (ZI)?
A primeira. Subsídio (sub’sídio), significa auxílio, benefício que se dá a qualquer empresa. Também significa: quantia que um estado arbitra para obras de interesse público. No Brasil significa, ainda, vencimentos de senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores. Evite pronunciar sub’zídiu, que é como algumas pessoas andam a pronunciar, sem ter conhecimento da verdadeira pronúncia. Observe que não pronunciamos: Subzólo, subzerviente, subzalário, subzônio, , subzecuente, subzecretaria. Por que então pronunciarmos subzídio?

O caso de obséquio é diferente, uma vez que já nos veio diretamente do latim, tendo o “s” valor de “z”. Note que pronunciamos obsequente, observação, obsessão, obsoleto, etc. Já têm o “s” com o som de “sê”.



(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos:  (088) 99762-2542.


Nenhum comentário:

Postar um comentário