sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Fatos históricos de 21 de outubro

21 de outubro é o 294º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 71 para acabar 2017.

- Dia Nacional de combate à Sífilis - Comemoração móvel no Brasil, lançada durante o VI Congresso da SBDST Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis) em 2006: 3º sábado de outubro.

- Dia Nacional do Economista Doméstico - comemorado por brasileiros, para marcar a data da sanção da Lei Nº 7.387, de 21.10.1985, que então fixou disposições sobre o exercício da atividade de economista doméstico no Brasil.

 - Dia do Ecumenismo - Comemoração instituída pela Legião da Boa Vontade (LBV).

 - Dia Nacional de Valorização da Família - Conforme Lei Nº 12.647, de 16.05.2012.

- Dia Nacional contra a Baixaria na Televisão.
EVANGELHO (Lc 12,8-12)
28ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Úrsula
 EFEMÉRIDES
Visconde de Mauá (1813 - 1889)
1187 - Início do pontificado do Papa Gregório VIII.
1440 - O barão Gilles de Rais confessa participar de feitiçaria e rapto de crianças e é enforcado.
1520 - A expedição de Magalhães descobre o estreito que inicialmente foi chamado de Todos os Santos e mais tarde de Magalhães, no sul da Patagônia. Como o Estreito era por demais tortuoso, estreito e perigoso, a tripulação se amotinou e voltou para a Espanha.
1556 - Morreu Pietro Aretino, em Veneza, Itália. Foi escritor, poeta e dramaturgo, autor de "Diálogo das Prostitutas". Conhecido no seu tempo pelo nome de "secretário do mundo". Libelista terrível e sem escrúpulos, vendia a pena a quem melhor pagasse. Era amigo de Ticiano, que lhe pintou mais de um retrato. Nasceu em Arezzo, Itália, em 20.04.1492.
1581 - Nasceu Domenico Zampieri (ou Domenichino), em Bolonha, Itália. Foi pintor barroco da Escola Bolonhesa ou Escola Carracci de pintura, em estilo barroco. Morreu em Nápoles, Itália, em 15.04.1641.
1758 - Morreu Horatio Nelson, em Cabo Trafalgar, Espanha. 1.º Visconde Nelson, 1.º Duque de Bronté, foi um oficial britânico da Marinha Real Britânica, famoso pelas suas intervenções nas Guerras Napoleônicas. Ganhou várias batalhas da qual se destaca a Batalha de Trafalgar, em 1805, durante a qual foi morto. Nasceu em Norfolk, Inglaterra.
1790 - Nasceu Alphonse Lamartine (Alphonse Marie Louis de Prat de Lamartine), em Mâcon, França. Morreu em Paris, França, em 28.02.1869. Foi escritor, poeta e político. Seus primeiros livros de poemas (Primeiras Meditações Poéticas, 1820 e Novas Meditações Poéticas, 1823) celebrizaram o autor e influenciaram o Romantismo na França e em todo o mundo. Morreu em Paris, França, em 28.02.1869.
1805 - A vitória da esquadra britânica sobre a franco-espanhola a oeste do cabo Trafalgar, na Espanha, estabelece a supremacia naval britânica por mais de cem anos.
1833 - Nasceu Nobel (Alfred Bernhard Nobel), em Estocolmo, Suécia. Foi cientista, industrial, inventor da dinamite e criador do maior prêmio científico mundial. Inventa a espoleta (1865), a dinamite (1867) e a gelatina explosiva (1875); chega a ser dono de 90 fábricas de explosivos e munições. Preocupado com que seus inventos sejam usados em causas pacíficas, cria uma fundação com seu nome, objetivando promover o bem-estar da Humanidade. Morreu em San Remo, Itália, 10.12.1896.
1833 - O pasquim Brasileiro Pardo é fundado no Rio de Janeiro pela tipografia de Davi da Fonseca Pinto. Tinha como objetivo denunciar o preconceito de cor.

1838 - Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no Rio de Janeiro (RJ), inspirado no Institut Historique de Paris.

1861 - Nasceu Manuel Said Ali Ida, em Petrópolis (RJ). Filólogo, considerado por muitos como o maior sintaxista da língua portuguesa. Era filho de mãe alemã (Catarina Schiffler), e de pai de ascendência turca (Said Ali Ida), que faleceu quando Manuel tinha apenas dois anos de idade. Fez os seus estudos em Petrópolis e mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha catorze anos de idade para trabalhar na livraria Laemmert, onde depois lecionaria alemão na Escola Militar e no que viria a ser o Colégio Pedro II (aí, foi professor do poeta Manuel Bandeira). Foi ainda professor de francês, inglês e Geografia. Interessava-se também pelas ciências naturais, especialmente botânica e entomologia, além de cultivar o desenho e se dedicar ao piano. Manteve ao longo da vida uma intelectualmente frutuosa amizade com o linguista e historiador cearense Capistrano de Abreu. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 27.05.1953.
1872 - Nasceu Francisca Praguer Fróes, em Cachoeira (BA). Foi uma médica e feminista, pioneira em todas as áreas onde atuou: foi das primeiras mulheres formadas em Medicina e também a defender direitos femininos. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 1931.
1879 - Thomas Edison inventou a primeira lâmpada elétrica, feita com filamento de carvão, que ficou acesa por 45 horas. Sua invenção vinha de seu desejo de fazer pequenas lâmpadas que pudessem ser usadas no lar, como um substituto do gás, principal meio de iluminação naquele tempo.
1889 - Morreu Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa), em Petrópolis (RJ). Foi um empresário, industrial, banqueiro e político. Ao longo de sua vida recebeu os títulos de barão (1854) e de visconde com grandeza (1874) de Mauá. É patrono do Ministério dos Transportes e pioneiro em várias áreas da Economia do Brasil. Um de seus maiores feitos foi ter empreendido a construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, no estado do Rio de Janeiro. Nasceu em Arroio Grande, Jaguarão (RS), em 28.12.1813.
1895 - Congresso Nacional aprova lei de anistia aos participantes da Revolução Federalista no RS.
1895 - Morreu Joaquim Felício dos Santos, em Diamantina (MG). Foi escritor e político (senador-MG). Nasceu em Serro (MG), em 11.05.1822.
1895 - Forças japonesas entraram em Tainan, capital de Taiwan dando início ao domínio japonês naquele país.
1905 - Uma greve geral começa na Rússia e dura onze dias. O motivo era a crise econômica, que afetava o país desde a derrota na guerra russo-japonesa.
1906 - Fluminense é o primeiro campeão carioca de futebol.
1909 - Criação da Inspetoria de Obras contra as Secas.
1919 - Nasceu Osni Silva (Osni Rufino da Silva Gomes), em Rio Branco (AC). Foi cantor e compositor. Chegou a ser reprovado junto com Nelson Gonçalves num teste para cantor realizado em uma emissora. Morreu em Praia Grande (SP), em 20/7/1995.
1923 - Nasceu Osvaldo Carneiro Chaves, em Granja (CE). É um sacerdote católico, professor e poeta brasileiro. Compôs, aos dezessete anos, os versos do que seria hino de sua terra natal. Ingressou em 1940 no Seminário Menor de Sobral. Em 1946, matriculou-se no curso de Filosofia do Seminário Maior de Fortaleza. Ordenou-se padre em dezembro de 1951. Exerceu funções de vigário-auxiliar em Crateús, Acaraú e São Benedito (Ceará), passando, em 1960, a residir definitivamente em Sobral, onde continuou seu trabalho pastoral. Em 1961, passou a dar aulas de Português e Literatura Luso-brasileira na Faculdade de Filosofia Dom José, onde permaneceu por 13 anos. Aposentou-se em 1981. Seus poemas esparsos foram reunidos sob o título de Exíguas, livro publicado em 1986 e relançado em 2007 ."Padre Osvaldo Chaves" é nome de uma rua e de uma escola pública em Sobral.
1930 - Nasceu José Linhares Ponte, em Sobral (CE). Conhecido como Padre Zé Linhares, é um sacerdote, filósofo, professor, psicólogo, Pedagogo, administrador, escritor e político brasileiro com atuação no estado do Ceará, por onde foi deputado federal em várias legislaturas. Atualmente, sem mandato, atua como presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Pe. José Linhares Ponte e escreveu: “Psicanálise aplicada à pedagogia” (1970) e “Introdução à psicologia evolutiva. Sobral” (1972).
1934 - Nasceu Dóris Monteiro (Adelina Dóris Monteiro), no Rio de Janeiro (RJ). É cantora popular romântica e atriz cinematográfica (Melhor Atriz do I Festival de Cinema por "Agulha no Palheiro", 1953). Frase: "Adoro viver. No dia em que me virem num caixão, podem estar certos: fui contrariada."
1943 - Decreto nº 13.609 estabelece novo regulamento para o ofício de Tradutor Público e Intérprete.
1944 - Estudantes da Guatemala se uniram em um protesto na Guatemala, esse movimento deu início a derrubada da ditadura.
1945 - Pela primeira vez na história do país, é concedido às mulheres da França o direito de voto.
1947 - Foi inaugurada a primeira linha regular de ônibus para o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
1947 - O Brasil rompe relações com a União Soviética, tomando o lado dos Estados Unidos no início da Guerra Fria.
1951 - Papa Pio XII canoniza Antonio Maria Giannelli (1789 -1846)
1954 - O Irã ratifica acordo com um consórcio internacional para a exploração de suas jazidas de petróleo.
1954 - O personagem James Bond - o espião 007- estréia na televisão, protagonizado pelo ator Barry Nelson num episódio chamado "Casino Royale".
1958 - As baronesas Swanborough e Wootton of Abinger tornam-se as primeiras mulheres a ocuparem cadeiras na Câmara dos Lordes britânica.
1960 - É lançado o HMS Dreadnouth, o primeiro submarino britânico a energia nuclear.
1963 - Fundação da Confederação Europeia de Voleibol.
1963 - Nasceu Marisa Orth (Marisa Domingos Orth), em São Paulo (SP). É atriz e cantora, famosa também por interpretar a personagem Magda no seriado Sai de Baixo da Rede Globo. Em 1997 posou nua para a Playboy. Como cantora, foi integrante das bandas Luni e Vexame. É formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD-USP).
1963 - O líder negro Nelson Mandela começou a ser julgado na África do Sul. Ele havia sido preso durante um protesto contra o apartheid, o regime de segregação racial.
1964 - Uma bomba explode no quarto andar da Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro.
1966 - Lei nº 5.161 cria a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.
1967 - Em Washington D.C. mais de 100.000 jovens norte-americanos protestam contra a guerra do Vietnã.
1968 - A nave espacial Apolo 7 completa 163 órbitas em torno da Terra, sendo recuperada no Atlântico.
1969 - Decreto-Lei nº 1005 - Código da Propriedade Industrial.
1969 - Decreto-Lei 1.002 institui o Código de Processo Penal Militar.
1969 - O Congresso Nacional é reaberto após dez meses em recesso por força do Ato Institucional nº 5.
1970 - Lei nº 1.867 institui o Dia do Jornalista.
1971 - Esqueletos humanos e utensílios indígenas, com cerca de 1.500 a 2.000 anos, foram descobertos na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
1973 - O pugilista brasileiro Eder Jofre derrota Vicente Saldivar na disputa pelo título mundial da categoria dos pesos-pena do CMB (Conselho Mundial de Boxe).
1979 - Morreu Alziro Zarur (Alziro Abrahão Elias David Zarur), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 25.12.1914. Foi jornalista, radialista, poeta e escritor. Participou da chamada "Era de Ouro" do rádio brasileiro. Em 1950, fundou a Legião da Boa Vontade (LBV), com objetivos de promover o diálogo interrreligioso. Tinha na época a adesão de padres, pastores, líderes espíritas, e lideranças de outras religiões. Realizava, então, a Cruzada de Religiões Irmanadas. Editava a Revista Boa Vontade.
1980 - Portaria Ministerial nº 0565 retifica as Instruções para Exame de Livros Didáticos.
1982 - Gabriel García Márquez, considerado um dos maiores escritores do século XX, ganha o Prêmio Nobel de Literatura.
1984 - Morreu François Truffaut, em Neuilly-sur-Seine,, França. Foi cineasta, um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. Além da direção cinematográfica, ele foi também roteirista, produtor e ator. Nasceu em Paris, França, em 06.02.1932.
1984 - Golpe Militar de 1964: uma explosão ocorreu em um comitê da Aliança Democrática, em Porto Alegre, no da campanha presidencial que daria início à abertura política. Tancredo Neves minimizou o fato.
1985 - Lei nº 7.387 dispõe sobre o exercício da profissão de Economista Doméstico.
1986 - Independência das Ilhas Marshall.
1989 - Um Boeing 727-200, da empresa hondurenha Tan-Sasha, cai em uma zona montanhosa ao sul de Tegucigalpa, morrendo 132 das 146 pessoas que viajavam na aeronave.
1990 - Ayrton Senna conquista o bicampeonato da Fórmula 1 em Suzuka, no Japão.
1996 - Entra no ar a Rede 21.
1997 - Nascimento dos trigêmeos dos apresentadores Fátima Bernardes e William Bonner.
1998 - O Santos conquistou seu primeiro título internacional após 29 anos: a taça Commebol.
2002 - Encontrada referência histórica a Jesus. Foi a descoberta de uma urna mortuária de pedra em Jerusalém, datada aproximadamente do ano de 63, com inscrições em aramaico que diziam "Tiago, filho de José, irmão de Jesus".
2003 - Papa João Paulo II empossa 30 novos cardeais.
2003 - Romário agride torcedor após treino do Fluminense.
2003 - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten vence o norte-americano Brian Vahaly na Rússia.
2004 - A Polícia Federal prendeu o publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galo no Rio de Janeiro (RJ), acusado de crime ambiental. Na época, Mendonça trabalhava como marqueteiro político do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
2005 - A OTAN anuncia o envio de soldados ao Paquistão.
2006 - Justiça chilena autoriza que o juiz espanhol Baltasar Garzón interrogue
Augusto Pinochet.
2007 - Presidente Hugo Chaves critica duramente a hierarquia da Igreja Católica.
2008 - É lançado o sistema operacional móvel Android.
2008 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva admite a possibilidade de cortes no Orçamento.
2009 - Revista VIP elege Grazi Massafera a mulher mais sexy do mundo.
2009 - Ministério da Saúde informa que crianças e adolescentes terão prioridade em transplantes.
2010 - Na Colômbia, reunião de comandantes de Forças Militares de Colômbia, Brasil e Peru em Letícia.
2011 - A FIFA anuncia “Comitê de Boa Governança”.
2012 - Canonização de João Baptista Piamarta (26/11/1841 - 25/04/1913).
2013 - Posse de ministra Eliana Calmon (STJ) em comitê da ONU contra o crime.
2013 - Realizada a primeira rodada do Pré-sal.
2014 - Agência Moody’s rebaixa a nota da estatal Petrobras de “Baa1” para “Baa2”.
2014 - Lançamento do edital das Plataformas de Internacionalização da Cultura Brasileira.
2015 - Vaticano nega boatos sobre tumor no cérebro do Papa Francisco.
2015 - Inaugurado o primeiro Instituto SENAI de Inovação para a Química Verde.
2015 - CPI das torcidas ouve líderes de três torcidas organizadas de São Paulo.
2015 - Os juros básicos da economia brasileira são mantidos em 14,25% ao ano.
2015 - Oposição entrega novo pedido de impeachment de Dilma Rousseff.
2016 - Cúpula européia termina com impasse sobre acordo União Europeia-Canadá.
2016 - Carro com som alto está sujeito a multa sem a medição dos decibéis a partir desta data.
2016 - Lobo Zabivaka é escolhido como mascote da Copa do Mundo da Rússia.
2016 - Ministro Gilmar Mendes (STF) diz que o Bolsa Família é “compra de voto institucionalizada”
TÚNEL DO TEMPO
Dóris Monteiro relembra
seus grandes sucessos

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário