sábado, 21 de outubro de 2017

Fatos históricos de 22 de outubro

22 de outubro é o 295º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 70 para acabar 2017. 

- Dia Mundial do Paraquedista - Instituído para marcar a data de um salto de paraquedas de seda a partir de um balão, realizado em 22.10.1797 pelo inventor francês, Andrews Jacques Garverin.  Ele é considerado o inventor do paraquedas moderno e fez o salto num equipamento construído por ele, com base num modelo desenhado pelo inventor italiano, Leonardo Da Vinci.

- Dia Mundial da Missões - Comemoração móvel da Igreja Católica,criada em 24 de abril de 1926, pelo Papa P XI. Pode ocorrer entre os dias 19 de outubro e 25 de outubro.

- Dia Mundial de Protesto contra o Uso do Tratamento por Eletrochoque 

- Dia Mundial da Pontifícia Obra da Infância.

- Dia Internacional de Conscientização sobre a Gagueira (disfluência)

- Dia Nacional do Enólogo - Instituído pela ABE (Associação Brasileira de Enologia), para marcar a data da fundação da ABE (22.10.1976), uma entidade que agrega os especialistas em vinhos no Brasil.

- Dia da Juventude Missionária.

- Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque.

- Dia do Papa João Paulo II - Comemorado na Igreja Católica com feriado nacional na Cidade/Estado do Vaticano, para marcar a data do início do pontificado do sacerdote polonês. Karol Wojtyla foi entronizado em 22 de outubro de 1978 como o 265º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. 
EVANGELHO (Lc 22,15-21)
29º Domingo do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Gaudêncio 
EFEMÉRIDES
Oswald de Andrade (1890 - 1954)
1536 - É publicada em Évora e na presença de D. João III abula Cum ad nil magis, promulgada pelo Papa Paulo III, que fundava a Inquisição portuguesa. 
1575 - Fundação da cidade de Aguascalientes, no México.
1625 - Os espanhóis, a mando de Juan de Amézcua, obrigam os holandeses a evacuarem a cidade de San Juan de Porto Rico.
1797 - Foi construído o primeiro paraquedas bem sucedido do mundo, ele foi obra do francês André-jacques Garnerin, que fez um salto de 670 metros com sua invenção.
1807 - Assinada, em Londres, a convenção secreta entre o príncipe D. João, de Portugal, e o rei Jorge III, do Reino Unido, sobre a transferência para o Brasil da sede da monarquia portuguesa.
1810 - Decreto concede perdão aos criminosos presos.
1811 - Nasceu Franz Liszt, em Doborjan (atual Raiding), Bohemia, Hungria (atual Áustria). Foi compositor e pianista do Romantismo, famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Morreu em Beirute, Alemanha, em 31.07.1886.
1844 - O Dia do Grande Desapontamento: religiosos Norte americanos inspirados em profecias bíblicas esperavam o retorno de Jesus Cristo neste dia. Pela Igreja Adventista, Jesus voltaria a Terra. William Miller, um pregador batista e ex-capitão na guerra de 1812, lançou o “grande despertar do segundo advento”. Miller calculou que Jesus retornaria, e como não apareceu, os seus seguidores experimentaram o que veio a se chamar “O Grande Desapontamento.”
1844 - Nasceu Louis David Riel, em Red River, Canadá. Foi político e líder do povo Métis, uma etnia mista, de ascendência indígena e europeia - que viviam no interior do Canadá. Morreu em Regina, Canadá, em 16.11.1885.
1880 - Nasceu Patápio Silva, em Itaocara (RJ). Foi compositor e flautista. Morreu em Florianópolis (SC), em 24/4/1907.
1906 - Henry Ford torna-se presidente da Ford Motor Company.
1906 - Rui Barbosa é eleito vice-presidente do Senado.
1906 - Morreu Paul Cézanne, em Aix-en-Provence, França, onde também nasceu em 19.01.1839. Foi pintor pós-impressionista cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX.
1908 - Morreu Artur Azevedo (Artur Nabantino Gonçalves Azevedo), em São Luís (MA). Dramaturgo, poeta, contista, jornalista e Patrono da Academia Brasileira de Letras. Era irmão mais velho do escritor Aluísio Azevedo, autor de "O Cortiço" e "O Mulato". Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 07/07/1855.
1909 - A aviadora francesa Élise Deroche é a primeira mulher a fazer um voo sozinha.
1910 - O Brasil reconhece a República de Portugal.
1912 - Início da campanha do Contestado.
1920 - Nasceu Timothy Francis Leary, em Springfield, Massachusetts, EUA. Foi professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior dos anos 60 e do hedonismo. Ficou famoso como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. Amigo pessoal de John Lennon - a música "Come Together" dos Beatles é inspirada em Timothy Leary. Na letra dessa mesma música pode-se ouvir, na 3ª estrofe: "Everybody is talking about John and Yoko, Timmy Leary…", tal era a notoriedade deste eminente acadêmico nessa década. Morreu em Los Angeles, EUA.
1928 - Nasceu Nelson Pereira dos Santos, em São Paulo (SP). Considerado um dos mais importantes cineastas do país, seu filme Vidas Secas, baseado na obra de Graciliano Ramos, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos, sendo reconhecido como obra-prima. Foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo. É o fundador do curso de graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense, sendo professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF. É, também, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1952.
1929 - Nasceu Lev Yashin (Lev Ivanovich Yashin), em Moscou, União Soviética, onde também morreu em 20.03.1990. Ex-jogador de futebol que atuou como goleiro. Era conhecido pela alcunha de Aranha Negra na América do Sul, ou Pantera Negra na Europa, devido ao seu uniforme todo preto. Único goleiro até hoje a ganhar a Bola de Ouro da France Football, prêmio para o melhor jogador da Europa, em 1963.
1936 - Nasceu Rolando Boldrin, em São Joaquim da Barra (SP). É cantor e violonista, pioneiro na produção de programas de TV voltados para a música sertaneja. Tem mais de 15 discos gravados e se destaca como contador de "causos".
1938 - Foi inventada a xerox. Xerox Corporation é uma empresa estado-unidense baseada em Stanford (Connecticut) que atua no setor de tecnologia da informação e documentação. É mundialmente conhecida como a inventora da fotocopiadora, embora também desenvolva e fabrique outros produtos, como impressoras e papel.
1938 - Nasceu Juca Chaves (Jurandir Czacakes Chaves), no Rio de Janeiro (RJ). É compositor, escritor, violonista e pianista e comediante de teatro e TV. Fundou o movimento Juventude Musical Brasileira (com o Maestro Eleazar de Carvalho, de quem é aluno). Em 1963 teve problemas com a censura pelo teor de suas letras, indo morar em Portugal, onde também se envolve com a censura. Foi para e Roma e retornou ao Brasil (1969 É conhecido como o "Menestrel Maldito", pelas sátiras ácidas de suas músicas.
1942 - Nasceu Barrerito (Élcio Neves Borges), em São Fidélis (RJ). Foi cantor e compositor sertanejo. Fez dupla com Creone até formar a segunda versão do Trio Parada Dura (1975, com Creone e Mangabinha). Paraplégico após acidente aéreo (1982), partiu para carreira solo com o primeiro LP (1987); sucesso com músicas como "Onde Estão Meus Passos", "Juventude que Perdi", "Morto por Dentro", etc. Morreu em Belo Horizonte (MG), em 12/08/1998.
1943 - Nasceu Marília Pêra (Marília Marzullo Pêra), no Rio de Janeiro (RJ). É atriz de cinema, teatro e televisão, cantora, produtora e diretora de peças e espetáculos musicais. Faleceu...
1943 - Nasce Catherine Deneuve (Catherine Fabienne Dorléac), em Paris, França. É uma atriz considerada um modelo de elegância e beleza gálica e uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês e mundial.
1947 - Brasil suspende relações diplomáticas com a União Soviética.
1945 - Fundação da polícia política portuguesa PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado).
1954 - A Alemanha Ocidental passa a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A aliança militar visava conter o avanço do socialismo.
1954 - Morreu Oswald de Andrade (José Oswald de Sousa Andrade Pereira Pinto de Oliveira Siqueira Neto), em São Paulo (SP), onde também nasceu em 11/01/1890. Foi escritor modernista, ensaísta, dramaturgo e um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo-SP. Deflagrou o movimento nacionalista de arte "Pau-Brasil", abolindo as normas acadêmicas.
1955 - Proclamação da república do Vietname do Sul.
1962 - Americanos e soviéticos por pouco não iniciaram o que seria a Terceira Guerra Mundial. O presidente americano John Kennedy anuncia ter provas da existência dos mísseis soviéticos e monta um bloqueio aeronaval contra Cuba. A União Soviética cede seis dias mais tarde.
1962 - O Santos Futebol Clube disputa sua primeira partida internacional em solo britânico, diante da equipe do Sheffield Wednesday, vencendo a partida pelo placar de 4 X 2.
1964 - O escritor e filósofo Jean-Paul Sartre é eleito para receber o Prêmio Nobel de Literatura, mas declina.
1966 - The Supremes se torna a primeira banda formada só por mulheres a atingir o primeiro lugar na lista de discos mais vendidos.
1966 - O I Festival Internacional da Canção é realizado e a música "Saveiros", de Dory Caymmi e Nelson Motta, recebe o prêmio de melhor música nacional.
1967 - Realizadas diversas manifestações contra a guerra do Vietnã, em cidades norte-americanas e em outros países.
1969 - Foi reaberto o Congresso Nacional Brasileiro após de 10 meses de fechamento com a publicação do AI-5.
1970 - Morreu Aníbal Freire da Fonseca, no Rio de Janeiro (RJ). Foi advogado, jornalista, magistrado, professor e político, imortal na Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Lagarto (SE), em 07.07.1884.
1972 - Terroristas turcos sequestram um Boeing 707 da Turquia e exigem a libertação de 170 presos políticos.
1973 - Nasceu Rogerio Ceni (Rogério Mücke Ceni), em Pato Branco (PR). É jogador de futebol (goleiro) que se destaca por ser o maior goleiro-artilheiro na história do futebol mundial até hoje. Sua precisão nas cobranças, o fez em agosto de 2006, o goleiro com o maior número de gols marcados na história do futebol mundial, superando o paraguaio José Luis Chilavert.
1973 - Morreu Pablo Casals (Pau Casals i Defilló), em San Juan, Puerto Rico. Foi violoncelista, diretor e compositor espanhol. Pablo Casals revolucionou o manuseio de um instrumento que até então servia apenas ao acompanhamento, desenvolvendo uma nova técnica de arco e dedilhado, que transformou o violoncelo em um instrumento solo. Nasceu em El Vendrell, Catalunha, Espanha, em 29.12.1876.
1975 - É enviada a Terra através de uma nave espacial russa a foto do solo do planeta Vênus.
1978 - O Papa João Paulo II é coroado. Teve o terceiro papado mais longo da história do catolicismo, com 26 anos de pontificado.
1983 - Foi decretada a prisão do Mafioso Tommaso Buscetta, em São Paulo (SP).
1986 - Morreu Albert von Szent-Györgyi Nagyrápolt, em Woods Hole, EUA. Foi um fisiologista húngaro, naturalizado norte-americano. Recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1937, por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador. Nasceu em Budapeste, Hungria, em 16.09.1893.
1988 - Os EUA aprovam pena de morte para o homicídio ligado ao narcotráfico, além de outras severas sanções contra o tráfico e o consumo de drogas.
1993 - Morreu Nelson Barbalho (Nelson Barbalho de Siqueira), em Recife (PE). Foi escritor e compositor, tendo várias músicas gravadas por Luiz Gonzaga: "Capital do agreste" (c/Onildo Almeida), "Comício no Matão" (c/Joaquim Augusto); "Xote das moças" c/J. Augusto), "Sertão sofredor" (c/J. Augusto), "A morte do vaqueiro" (c/ Luiz Gonzaga), dentre outras. Nelson Barbalho nasceu em Caruaru (PE), em 02.06.1918.
1998 - O presidente Carlos Menem, da Argentina, desculpa-se pela Guerra das Malvinas, travada contra o Reino Unido pela posse das ilhas no sul do Atlântico, em 1982.
1998 - Justiça brasileira proíbe fumar no interior de aviões.
2002 - Entra em funcionamento a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em São Paulo.
2003 - Israel rejeita resolução da ONU para destruir o muro na fronteira com a Cisjordânia.
2004 - Dez adolescentes muçulmanas se recusam a tirar o véu para assistir às aulas e são expulsas de suas escolas em diferentes regiões da França.
2004 - O legislativo da Rússia aprova o protocolo de Quioto, contra o aquecimento global.
2005 - Delúbio Soares é expulso do Partido dos Trabalhadores (PT).
2006 - O piloto brasileiro Felipe Massa vence o GP do Brasil da Fórmula 1, após que Ayrton Senna venceu (28/03/1993) o Grande Prêmio de Interlagos.
2007 - Ação da Polícia Federal prende 27 pessoas suspeitas de adulterar leite longa vida.
2008 - Medida Provisória autoriza Caixa e Banco do Brasil a estatizar instituições financeiras.
2009 - Ministério da Saúde e CNBB lançam campanha conjunta contra a AIDS.
2009 - Ocorre o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft.
2009 - Presidente Lula afirma que “No Brasil, Jesus teria de se aliar a Judas”.
2010 - Ministério da Justiça escolhe o Rio de Janeiro para lançar o projeto do Registro de Identidade Civil.
2011 - Imprensa publica novas denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva.
2011 - No México, Emanuel e Alisson ganham medalha de ouro no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americano.
2012 - Fabricantes de televisores são multados por propaganda enganosa.
2012 - Presidenta Dilma Rousseff recebe o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy.
2012 - Revista VIP elege Juliana Paes “a mulher mais sexy do mundo”.
2012 - Supremo Tribunal Federal ganha selo de conta verificada no Twitter. 
2013 - Governo Federal anuncia plano de contingência de vazamentos de petróleo.
2013 - Ministério da Fazenda regulamenta dívidas e perdão de juros tributários.
2013 - Câmara conclui votação da minirreforma eleitoral.
2013 - Presidenta Dilma sanciona a lei do “Mais Médicos”.
2014 - O candidato Aécio Neves diz que o ex-presidente Lula “apequena sua própria biografia”.
2015 - EUA sofrem a primeira baixa militar em guerra contra Estado Islâmico no Iraque.
2015 - CPI da Petrobras aprova relatório que isenta Lula, Dilma, Goster e Gabrielli.
2015 - STF autoriza a devolução de carros de Fernando Collor (PTB-AL) apreendidos pela Polícia Federal.
2015 - Polícia Federal deflagra a 2ª fase da operação contra a pornografia infantil em 8 estados.
2016 - Rússia acusa coalizão internacional de “crimes de guerra” no Iraque.
2016 - Corinthians aprova 12 mudanças no estatuto e põe fim ao chapão.
TÚNEL DO TEMPO
Juca Chaves no Jô

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário