domingo, 22 de outubro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - SEGUNDA-FEIRA - 23.10.17

Produto Interno Verde (PIV)
Como se sabe, o PIB (produto Interno Bruto) é o indicador que consiste na soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. Assim, ficava sem mensuração o patrimônio natural. Mas o presidente Michel Temer sancionou na quarta-feira (18) a lei que criou o Produto Interno Verde (PIV). Esse índice nos fornecerá o quanto temos de florestas, águas e fontes de energia. Que seus números venham alerta os brasileiros quanto ao que estamos perdendo.

Radar da Veja
A coluna Radar da Veja deste final de semana informa que Michel Temer agiu "pessoalmente para salvar" Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo a Coluna, "o presidente acionou o ex-governador André Puccinelli e conseguiu os três votos da bancada sul-mato-grossense para o tucano", diz a coluna. Com tanta coisa estranha acontecendo fica muito difícil não se acreditar.

No ar
Desde terça-feira (17) os internautas já podem acessar o novo site do Museu da Língua Portuguesa (MLP): www.museudalinguaportuguesa.org.br. Lá, o visitante conhecerá a história da instituição e ver parte das principais exposições já realizadas. Além disso, poderá acessar a programação das atividades da instituição. Localizado na Estação da Luz, o prédio foi destruída por um incêndio em dezembro de 2015 e sua reabertura está prevista para junho de 2019.

Chegou a 100
E a carnificina continua em Sobral. De janeiro até esta data cem pessoas foram assassinadas e, em vários casos, nem se tem noção de quem praticou o crime. Infelizmente, a inércia das autoridades está servindo de forte estimulante para a população começar a se articular para fazer justiça com as próprias mãos, já que não tem mais para quem apelar. Isso é muito perigoso.

Montar barraca
Já está passando da hora de um levante dos principais representantes da sociedade, das Igrejas, da imprensa e de todos os Poderes locais. Juntos, sugiro ficarem de plantão (montar barraca mesmo) na porta do Palácio do Governo estadual e até nacional, se preciso for. E de lá sair somente quando algo de concreto for anunciado. Tem mais: e de aplicação imediata - que vise efetivamente dar um basta ou resolver de vez a questão da violência local.

Pra valer
Já chega de blá-blá-blá em reuniõezinhas e audiências que não passam de conversa pra boi dormir e que nada trazem na prática. Repito: Plantão na porta do Palácio do Governo estadual e até nacional, se preciso for. Essa ação, sim, viria atender aos reclamos da população, que já não aguenta mais. Mas sem a união e a ação do povo isso ficará difícil de acontecer.

Mudando nome
Na quinta-feira (19/10), o prefeito Ivo Gomes sancionou a Lei Nº 061, que autoriza a mudança do nome do bairro Derby Clube. Doravante, presta uma homenagem ao (falecido) dono do Café Serra Grande e outras empresas de sucesso na cidade. O bairro Jocely Dantas de Andrade Torres inicia no cruzamento da Av. Dr. Guarany com a Rua Othon de Alencar e vai até a Rua Eurípedes Ferreira Gomes. Divulgue-se!

Dia do Comerciário (30 de Outubro)
Esta data faz referência a uma manifestação na então capital federal, o Rio de Janeiro (RJ). Lá, em 29.10.1932, cerca de 5.000 comerciários marcharam até a Praça do Catete, sendo recebidos pelo Presidente da República Getúlio Vargas. Sensibilizado, ele ordenou que naquele mesmo dia fosse assinada a Redução da Jornada de Trabalho de 12 para 8 horas pelo Dr. Pedro Ernesto. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932.

Lazer e descanso
Foi a primeira lei em benefício dos comerciários (Decreto-Lei nº 4.042, de 29/10/1932). Ela também regulamentava o funcionamento do comércio. Desde então, a jornada ficou assim: 08h para o trabalho; 8h para o lazer e 8h para o descanso.

Fechado
Por convenção local, nesta segunda-feira (23) o comércio de Sobral cerrará suas portas, numa comemoração antecipada do Dia do Comerciário (30/10). Melhores salários, mais reconhecimento e mais investimento na excelência do atendimento. Seria o melhor presente do comerciante para os comerciários. E, indiretamente, para a clientela.

Rivalidade
O Guarany Sporting Club, quando ainda participava do campeonato sobralense, teve como principal rival o Náutico, com quem travou partidas memoráveis no extinto campo da CIDAO. 

Responda, se souber
O que foi a CIDAO em Sobral? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”. (Sócrates)


Nenhum comentário:

Postar um comentário