terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUARTA-FEIRA - 21.02.18

Sessão frustra católicos e protestantes
Quem foi à Câmara de Vereadores de Sobral ontem, 20, assistiu a uma sessão bastante movimentada, ocasião em que foram votados dois vetos prefeiturais. Mas o que chamou mais a atenção foi o veto do Prefeito ao projeto de lei n° 2154/17, que trata da proibição da ideologia de gênero nas escolas municipais. O presidente da Câmara chegou a ameaçar de expulsão alguns manifestantes mais exaltados, a fim de manter a ordem na Casa. Afora isso, foi exemplar o comportamento de católicos e protestantes que assistiram à Sessão.

Veto mantido
Apesar do placar de 10 votos contra (os da oposição) e 9 a favor (os da situação), o veto do prefeito foi mantido. Eram necessários 11 votos para a oposição derrubar o veto de Ivo Gomes. Apesar de derrotados, os vereadores que votaram contra o veto saíram aplaudidos pela população, pois quase todos declararam antecipadamente a intenção do voto. Os demais preferiram o sigilo do voto secreto que a lei lhes assegura. Em conseqüência disso, saíram com a credibilidade arranhada e o futuro político ameaçado.

Autoteste
Rapidamente tente responder: Que instituição disciplina os Planos de Saúde? Que problemas de saúde seu plano cobre? Qual sua carência? Os reajustes estão corretos? Quem está contemplado por ele e até quando? Se consegue responder corretamente, parabéns! Se não, pode estar deixando de usufruir alguns direitos ou corre risco de passar vexames ou de ter prejuízos. Olho vivo!

Às cegas
Com base em levantamento realizado em 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) detectou que três em cada quatro brasileiros usuários de plano de saúde visam unicamente o atendimento na hora do sufoco. Na hora de contratar assinam sem ter a mínima preocupação em conhecer amplamente seus direitos e deveres. Cuidado!

Eólica
Com cerca de 12,8 gigawatts, em 2017 o Brasil passou a ser o oitavo país do mundo com maior capacidade instalada em usinas eólicas. E a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê o surgimento de novas eólicas, o que promete melhorar no ranking e, consequentemente, ofertar mais empregos para brasileiros.

Bons ventos
A China está no topo da lista com 188 gigawatts instalados, mas o Brasil está na disputa. Nos últimos anos muitos investimentos estão sendo anunciados para o setor de energia eólica (gerada pelos ventos) no País. Inversamente proporcional tem sido a preocupação em formar profissionais para trabalhar nessa área.

Precisa-se
Nem o excesso de vagas de trabalho tem estimulado as instituições que formam esses trabalhadores em usinas eólicas. Tanto é que os empresários do ramo continuam a reclamar mão-de-obra qualificada. Eis a dica para procurar uma promissora qualificação

Aumento
Ontem (20), o governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou reajuste salarial de 3%, com aumento retroativo a 1º de janeiro, o que significa um ganho real de 0,05%. A mensagem do reajuste deverá ser encaminhada ainda nesta tarde para a Assembleia Legislativa. Dá para comemorar?

Eleições de 1958
Nesse pleito, Padre Palhano obteve 8472 votos (61,38%) e Jacyntho Antunes Pereira da Silva 5329 (38,61%), havendo uma diferença de 3143 votos.

Responda, se souber
Que apelido carinhoso Dom José Tupinambá da Frota sempre usava ao se referir ao Pe. Palhano? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
Pluralidade que não se reduz à unidade é confusão; unidade que não depende de pluralidade é tirania.(Blaise Pascal)



Nenhum comentário:

Postar um comentário